Guia Para a Sustentabilidade do Sector no Século XXI O GPS do Ciclo da Água Cascais, 24, 25 e 26 de novembro de 2022 Guia Para a Sustentabilidade do Sector no Século XXI O GPS do Ciclo da Água Cascais, 24, 25 e 26 de novembro de 2022

o evento começa em

Bem-vindos ao 20.º ENASB

Caros Colegas e Amigos,

A APESB – Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental encontra-se a promover a 20.ª edição do Encontro de Engenharia Sanitária e Ambiental (ENASB).

O programa técnico inclui ainda um grande número de apresentações onde serão discutidos os desenvolvimentos técnicos as inovações científicas e as opções tecnológicas no setor da Engenharia Sanitária e Ambiental. Está ainda prevista uma exposição técnica durante todo o evento.

Estamos empenhados para que este evento seja, não só relevante, mas que traga a todos gratas memórias. As visitas técnicas e o programa social permitiram, num ambiente informal e descontraído, reforçar laços de amizade na cativante cidade de Cascais.

Por todas estas razões convidamos à participação no 20.º Encontro de Engenharia Sanitária e Ambiental.

Até breve.

João Paulo Gouveia

Presidente da Comissão Organizadora

Pedro Bastos

Presidente da Comissão Organizadora

OBJETIVOS

Promover a discussão sobre o planeamento, a concepção e a gestão dos serviços e infraestruturas de abastecimento de água, drenagem de águas residuais e pluviais, assim como a gestão de resíduos.

Apresentar e discutir os mais recentes desenvolvimentos científicos, inovações, opções técnicas e recursos disponíveis para os serviços de abastecimento de água, saneamento de águas residuais e gestão de resíduos sólidos, nas suas áreas nucleares.

Promover o intercâmbio entre os profissionais do sector, nomeadamente a troca de experiências no âmbito da elaboração de estudos e projetos, da execução de obras e da exploração e gestão dos sistemas.

ORGANIZAÇÃO

Comissão Organizadora

Presidente: Pedro Bastos – APESB / Águas do Norte
Presidente: João Paulo Gouveia – Câmara Municipal de Viseu / Águas de Viseu
Bárbara Rodrigues – APESB
Carlos Tomás – Águas de Viseu
Cláudia Vaz Pinto – Câmara Municipal de Viseu
Graça Lopes – Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
Hélder Costa – APESB
Isabel Brás – Instituto Politécnico de Viseu
Lígia Pinto – APESB / Universidade do Minho
Paula Campos – APESB / AGERE
Pedro Álvaro – APESB / Águas do Tejo Atlântico
Pedro Baila Antunes – Instituto Politécnico de Viseu
Pedro Póvoa – PWater Consulting
Rui Sousa – APESB / Águas do Norte

Comissão Científica

Presidente da Comissão Científica: Nídia Caetano – APESB/ISEP
Alexandra Gonçalves da Cunha – ERSAR
Ana Cristina Queda – ISA
Ana Loureiro – APESB/EGF
Ana Silveira – FCT/UNL
António Albuquerque – UBI
António Martins – Águas do Algarve
António Jorge Monteiro – IST
Catarina Tuna – Águas do Porto
Carlos Afonso Teixeira – UTAD
Carlos Martins – APESB/AdP
Elisabete Silva – ESTGV/IPViseu
Filipa Ferreira – IST
Francisco Taveira Pinto – APRH/FEUP
Graça Lopes – APESB/ISEL
Helena Alegre – LNEC
Isabel Brás – ESTGV
Isabel Marta Bentes – UTAD
Jaime Melo Baptista – LNEC/LisWater
Joana Boaventura – Águas do Douro e Paiva
João Pedroso Lima – UCoimbra
João Quinhones Levy – IST
Joaquim Poças Martins – FEUP
José Alfeu Sá Marques – UCoimbra
José Manuel Vieira – UMINHO
José Saldanha Matos – IST
José Tentúgal Valente – APESB/FEUP
Leonor Amaral – FCT NOVA
Lígia Pinto – APESB/UMinho
Luís Marinheiro – APESB/AST
Manuel Arlindo Matos – UAveiro
Maria do Céu Almeida – LNEC
Maria João Rosa – LNEC
Maria Madalena Alves – UMinho
Paula Campos – APESB/AGERE
Paulo Ramísio – APESB/UMinho
Pedro Álvaro – APESB/Águas do Tejo Atlântico
Pedro Baila – IPViseu
Pedro Bastos – APESB/Águas do Norte
Pedro Póvoa – AdP Inovação
Susete Martins Dias – IST
Teresa Valente – UMinho

PROGRAMA

PROGRAMA GERAL

SESSÕES PARALELAS

PROGRAMA ESQUEMÁTICO

SESSÕES DE DIVULGAÇÃO TÉCNICA

PRAZOS E DATAS LIMITE

– Submissão de comunicações: 31 de agosto
– Comunicação da aceitação das propostas de comunicações: 17 de setembro
– Inscrição dos autores: 24 de setembro
– As normas para formatação e apresentação (1) das comunicações encontram-se indicadas na secção relativa aos “Oradores” mais abaixo neste site.
(1) A integração da comunicação no programa carece da inscrição de um dos autores no congresso. Cada inscrição permite apresentar até duas comunicações.

PRÉMIO JOVEM PROFISSIONAL APESB

A APESB decidiu lançar o Prémio Jovem Profissional APESB. Este Prémio destina-se a reconhecer um trabalho de destaque, apresentado e discutido no 19.º ENASB/12ª JTIR, em sessão especialmente agendada para o efeito.
Podem candidatar-se os autores de trabalhos técnico-cientí­ficos originais, com idade igual ou inferior a 35 anos, naturais de países de Língua Oficial Portuguesa. O Regulamento de participação encontra-se em anexo e as normas de formatação.

TEMA ESPECIAL

A BioEconomia Na Construção de Territórios Sustentáveis: O Contributo dos Setores das Águas e Resíduos

SESSÕES PLENÁRIAS

Sessão Plenária I: Serviços de Águas e Resíduos: Uma Ponte Com Outros Setores de Atividade

Os setores das Águas e Resíduos são centrais para a sustentabilidade territorial. Estes setores, transversais à sociedade civil e ao metabolismo urbano, são fundamentais quer pelos serviços que prestam quer pelo valor que geram. Nesta plenária pretende-se refletir sobre a importância dos Serviços de Águas e Resíduos no desenvolvimento do território. Alguns dos temas analisados serão: a água como um fator crítico da sustentabilidade económica, ambiental e social dos territórios; o impacto da gestão das águas pluviais, residuais e dos resíduos na qualidade de vida dos territórios e na sua resiliência em contextos de crescente incerteza mas também exigência.

Sessão Plenária II: A Neutralidade Carbónica e a Transição Energética nos Serviços de Águas e Resíduos

Num contexto de crise climática, os Serviços de Águas e Resíduos estão a adotar estratégias com vista à transição energética num processo progressivo de descarbonização. O compromisso assumido pelo Estado Português no âmbito do Acordo de Paris, que determina a severa redução das emissões até 2050, é indutor da eficiência energética e da produção de energias renováveis pelos operadores dos Setores de Águas e Resíduos nas suas próprias infraestruturas, com vista ao autoconsumo ou à injeção nas redes, contribuindo para a descarbonização da economia e para o desenvolvimento sustentável.

Sessão Plenária III: A Resiliência dos Serviços de Águas e Resíduos em Contexto de Crise Sanitária

A pandemia da COVID 19 obrigou a que muitos setores se tivessem de reinventar e o dos serviços essenciais, como o abastecimento de água, tratamento de águas residuais e recolha de resíduos, não foi exceção. São serviços que têm de ser prestados continuamente e onde o #ficaremcasa não foi possível.

Foi necessário ativar planos de contingência muito complexos, proteger todos os trabalhadores nas frentes de trabalho e manter e melhorar os canais de comunicação com os utentes. Tal como os serviços de saúde, os Serviços de Águas e Resíduos também têm estado na linha da frente desta crise pandémica.

Sessão Plenária IV: A Inovação nos Serviços de Águas e Resíduos

Os sectores de Águas e Resíduos são tradicionalmente conservadores, no entanto a aposta na Inovação tem-se revelado imprescindível à melhoria da qualidade do serviço, à fiabilização dos sistemas e à eficiência das operações. A aposta na rápida digitalização, incluindo soluções de inteligência artificial, mas, também, a promoção da criatividade e da qualificação do capital humano, são essenciais à transformação das organizações, das empresas, e dos diversos stakeholders dos setores de Águas e Resíduos.

Sessões Plenária V : O Papel dos Engenheiros no Desenvolvimento Sustentável

A importância da Engenharia no Desenvolvimento Sustentável foi reconhecida pela UNESCO, que em 2019 propôs a proclamação do dia 4 de março como o Dia Mundial da Engenharia para o Desenvolvimento Sustentável.

A Engenharia e os Engenheiros são essenciais para ajudar a enfrentar os riscos das alterações climáticas e garantir o desenvolvimento sustentável.

Os Engenheiros são essenciais para a resiliência às alterações climáticas: para projetar e desenvolver infraestruturas resilientes que suportarão o aumento dos eventos climáticos – inundações, ciclones e incêndios florestais.

Os Engenheiros são essenciais para projetar e implementar tecnologias que permitirão alcançar as metas estabelecidas na COP21 para a redução das emissões de gases de efeito de estufa e para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Sendo reconhecida a multidisciplinaridade dos problemas associados ao Desenvolvimento Sustentável, e reconhecendo que “Há Engenharia em tudo o que Há”, iremos discutir quais as competências críticas que os Engenheiros deverão apresentar.

TEMAS GERAIS

Tema I: Águas Residuais e Águas Pluviais
Tema II: Abastecimento de Água
Tema III: Economia Circular, Transição Energética e Economia de Baixo Carbono
Tema IV: Transformação Digital
Tema V: Gestão de Ativos na Sustentabilidade dos Sistemas
Tema VI: Alterações Climáticas
Tema VII: Capital Humano
Tema VIII: Comunicação, Sensibilização e Responsabilização
Tema IX: Desafios e Oportunidades dos Biorresíduos
Tema X: Métricas e Indicadores
Tema XI: Economia Circular e Plásticos
Tema XII: Sustentabilidade e Economia Circular

VISITAS TÉCNICAS

ETAR de Viseu – Sul

A maior ETAR de tecnologia MBR do país, capaz de tratar efluentes domésticos e industriais a um nível muito avançado. Uma instalação tecnologicamente avançada e com um desempenho excecional.

Ecoponto Florestal de Bodiosa

Ideia inovadora  e ecologicamente avançada de promoção de economia circular e redução de risco de incêndio, onde se acumulam resíduos florestais para posterior valorização na central de biomassa.

Central de Biomassa de Viseu

A Central em funcionamento desde 2019 e permite a recolha e transformação de resíduos florestais em energia limpa. A nova vida dada a estes resíduos permite servir cerca de 40 mil habitações.

ETA do Carvoeiro

 A ETA do Carvoeiro foi alvo de diversas alterações, possibilitando a realização de um tratamento avançado e ajustável relativamente às condições de qualidade da água que é captada.

A realização irá ser em simultâneo, no dia 23 de outubro 2021, no horário 14h – 17h.

MASTER CLASS

Master Class 1 – Formador:
Prof.ª Madalena Alves
(Univ. Minho)
Master Class 2 – Formador:
Prof. João Quinhones Levy
(IST)
Master Class 3 – Formador:
Prof.ª Sandra Jorge
(AdCL)

A realização irá ser em simultâneo, no dia 23 de outubro 2021, no horário 10h – 13h.

 

Preços:

Membro APESB – €50

Não Membro APESB – €75

O valor das Master Class não está incluído no valor da inscrição do 19.º ENaSB/12.ªJTIR

INSCRIÇÃO

Para efeitos de inscrição, dever-se-á enviar para o Secretariado do evento a ficha de inscrição, devidamente preenchida. A inscrição só é válida após receção do pagamento. O pagamento da inscrição dá direito à participação em todas as sessões, visita técnica e exposição, a textos editados e ao programa social; não inclui a participação nas Master Class que se realizam no dia 23 de outubro.

Em caso de desistência comunicada ao secretariado até ao dia 30 de setembro, há lugar à devolução de 50% do valor da inscrição.

Até 15 de Setembro

Após 15 de Setembro

* Válido para sócios da APESB com 30 anos ou menos à data da inscrição. É obrigatório o envio da cópia do Cartão de Cidadão/Bilhete de Identidade aos Jovens Profissionais com menos de 30 anos. Não inclui Jantar de Gala.

** Apresentação obrigatória de comprovativo de Estudante de Licenciatura ou Mestrado. Não inclui Jantar de Gala.

ORADORES

Prazos e Datas Limite:
– Submissão de comunicações (4 a 8 páginas): 31 de julho;
– Comunicação de aceitação das propostas de comunicações: 17 de setembro;
– As normas para formatação e apresentação (1) das comunicações encontram-se indicadas no site deste evento.

(1) A integração da comunicação no programa carece da inscrição de um dos autores no congresso. Cada inscrição permite apresentar até duas comunicações.

PATROCINADORES - APOIOS - EXPOSITORES

Ex.mos Senhores, Caros Colegas,

Os ENASB e as JTIR constituem desde há muito uma referência no sector da Engenharia Sanitária e Ambiental, proporcionando à comunidade técnica e científica um espaço dinâmico de divulgação e discussão de novos conhecimentos e experiências. Estão habitualmente presentes mais de 300 participantes, de Autarquias, Entidades Gestoras, Universidades e Organismos de Investigação, Empresas de Construção e Equipamento, e de Consultores.

Além de um programa técnico muito vasto, englobando várias sessões plenárias e várias sessões técnicas em paralelo, o ENASB/JTIR inclui uma Exposição Técnica de materiais, equipamentos, serviços e publicações ligados aos temas do evento. A sessão de abertura desta exposição será no primeiro período do congresso, estando prevista a presença do Sr. Ministro do Ambiente.

Caso decidam participar nesta exposição, a Vossa empresa será também amplamente divulgada e constará da respectiva página.

Quaisquer pedidos de informação adicional e de reserva devem ser dirigidos a:

Secretariado APESB – Avenida do Brasil, 101 – 1700-066 Lisboa
Telefone: 21 844 38 49 Fax: 21 844 30 48
E-mail: apesb@apesb.org

Aguardando a resposta de V.Ex.ª, e disponíveis para qualquer esclarecimento adicional, aproveito para enviar os meus melhores cumprimentos, na expectativa de que honre a Comissão Organizadora do 19.ºENASB e das 12ª JTIR com a sua presença.

LOCALIZAÇÃO

Instituto Politécnico de Viseu
Av. Cor. José Maria Vale de Andrade s/n,
Campus Politécnico Santa Maria, 3504-510 Viseu

ALOJAMENTO

HOTEL GRÃO VASCO ****

O Hotel Grão Vasco  garante as tarifas abaixo até ao dia 15 de Outubro para os congressistas.

Quarto individual –  56.50€

Quarto duplo – 66.50€

Inclui pequeno almoço buffet e utilização do parque de estacionamento (sujeito a disponibilidade).

Para reserva contactar diretamente o hotel através do geral@hotelgraovasco.pt referindo o nome do congresso na reserva.

Mais informações AQUI.

Informações adicionais

APESB - Dr.ª Carla Galier
Av. do Brasil 101, 1700-066 Lisboa
apesb@apesb.org | enasb-jtir.apesb.org
Tel.: (+351) 218 443 849
Fax: (+351) 218 443 048

GALERIA

VISITAS TÉCNICAS

VT1
ETAR de Viseu Sul

A maior ETAR Portuguesa Recorrendo à Tecnologia MBR, Produzindo Água Tratada De Elevada Qualidade

A XXXXXXXXX

VT2
XXXXXXXX
Centro de Valorização e Tratamento de Resíduos

A XXXXXXXXXXXXXX

VT3
ETA de XXXXXX

Pretende-se dar a conhecer XXXXXXXX

Boletim Março 2016

Faça aqui o download do 1º boletim

HOTÉIS

A Comissão Organizadora do ENASB/JTIR, conseguiu garantir uma pré-reserva para os participantes até ao dia 30 de setembro, que queiram usufruir dos valores abaixo indicados por cada unidade hoteleira. Quem desejar garantir a sua reserva deve contactar o hotel desejado, e indicar que vai participar no ENASB/JTIR.

Hotel XXXXXXX *****

Individual / Single
75€
Duplo / Twin
86€

Pequeno Almoço
Wifi
Parking

Rua XXXX
48200-440 XXXX

e-mail:

tlf.: (+351)

Hotel XXXXX *****

Individual / Single
75€
Duplo / Twin
86€

Pequeno Almoço
Wifi
Parking

Rua XXXXXX
48200-440 XXXX

e-mail: XXXX

tlf.: (+351) XXXXX

PROGRAMA SOCIAL PARA ACOMPANHANTES

Tour Monumentos e Sítios
Duração: Meio-dia
Duração até 4 horas

Circuito turístico de touring cultural com visitas aos principais monumentos, museus e exposições de Viseu.
Pick-up dos clientes nos hotéis ou outro local a definir.

Tour Ambiental
Duração: Meio-dia
Duração até 4 horas

Circuito Turístico destinado aos espaços verdes e ecológicos do concelho de Viseu.
Pick-up dos clientes nos hotéis ou outro local a definir.

Tour Saúde e Bem-Estar
Duração: Dia Completo
Duração até 8 horas

Circuito turístico destinado ao relaxamento e bem-estar.

Pick-up dos clientes nos hotéis ou outro local a definir.

Início do tour em direção XXXXXXXXX
Fim do programa. Drop-off dos clientes nos hotéis.

Em função do número de interessados, os circuitos poderão fazer-se num dia de semana (14, 15 ou 16 Setembro) e/ou no fim de semana. Todos os programas terão um custo por participante a ser anunciado em breve.